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Centro Popular d'Espie Miranda - Lar de Idosos em Lisboa

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Início / Serviços

Serviços

SERVIÇOS BASE – Inclui alimentação, cuidados de manutenção de higiene e conforto pessoal, serviço de enfermagem e de administração da medicação, apoio psicosocial e actividades de animação sociocultural.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES (Optativos):

Serviço higiene pessoal integral (inclui banhos);

Serviços de saúde (acompanhamento médico, marcação de consulta e exames complementares de diagnóstico e acompanhamento no exterior);

Tratamento da roupa pessoal e de cama.

Cada um dos serviços complementares são contratados autonomamente.

CARATERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO

A confecção das refeições obedece a critérios técnicos de saúde e tem em conta, na sua administração, a realidade sócio-cultural dos utentes.

A ementa é elaborada semanalmente e previamente afixada e são cumpridas as ementas de dieta medicamente prescritas.

As refeições servidas são quatro: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.


SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE HIGIENE E CONFORTO

O serviço de apoio à higiene pessoal só tem lugar perante a capacidade diminuída do utente e é ajustada gradativamente, do apoio na deslocação à casa de banho à mudança de fraldas.

O serviço é realizado no respeito absoluto pela intimidade do utente e no modo tido como adequado à situação.

SERVIÇO INTEGRAL DE HIGIENE E CONFORTO

Está incluído neste serviço banhos e cuidados das mãos e pés, a promoção de comportamentos de melhor higiene e conforto em reforço da auto estima do utente.

O custo dos produtos especiais de higiene e conforto pessoal, designadamente fraldas e produtos farmacêuticos, é suportado pelo utente, excepto se esses produtos forem previamente fornecidos.

SERVIÇOS DE ENFERMAGEM E ADMNISTRAÇÃO DA MEDICAÇÃO

Presença de enfermeira nos dias úteis que administra os cuidados de enfermagem geral, medicação e dietas e regista as respectivas situações em processo individual.

SERVIÇOS COMPLEMENTARES DE SAÚDE

Médico assistente de clínica geral, com acompanhamento semanal e em situações de urgência;

Marcação de exames e consultas de especialidade no Centro de Saúde, Hospital e demais serviços de saúde públicos ou privados;

Subsidiariamente, acompanhamento do utente ao serviço de saúde externo.

Todas as situações de doença grave súbita são encaminhadas pela via mais rápida para o hospital próximo.

O custo com medicamentos com quaisquer encargos de serviços de saúde externos e respectivas deslocações são da responsabilidade do utente.

SERVIÇO DE APOIO PSICOSOCIAL

O acompanhamento psicossocial tem uma finalidade dupla: promover o bem-estar social e afectivo do utente e a manutenção das suas competências.

O acompanhamento realiza-se pela entrevista, pela observação periódica, apoio no estabelecimento das relações afectivas e sociais com o meio envolvente, e no incremento e adaptação permanente do seu projecto individual de vida.

O acompanhamento é feito por assistente social e gerontóloga.

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL

É assegurada uma informação plural e diversificada aos utentes, colocando-se à sua disposições fontes audiovisuais, impressas e informáticos.

São igualmente asseguradas as aprendizagens necessárias para a sua utilização ou gozo.

Semanalmente, é divulgado um plano de realizações sociais e culturais, as quais visam contribuir para o prazer e bem-estar do utente e estimular o desencadeamento de sensações e reflexões que contribuam para a sua autonomia e realização.

Ao utente são proporcionadas sessões de movimento e de estimulação cognitiva com carácter regular e periódico.

São ainda incrementados jogos de sala para entretenimento e convívio.

SERVIÇO COMPLEMENTAR DE TRATAMENTO DE ROUPAS

O tratamento de roupas consiste na lavagem, engomagem, colocação de botões e outros acessórios e ainda pequenos consertos de adaptação, quando se justifique.

A roupa é identificada no acto de entrega para tratamento.

O tratamento de roupa inclui a roupa pessoal e de cama e por regra o prazo de entrega é de 5 (cinco) dias úteis.

CPEM, 2016

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