SERVIÇOS BASE – Inclui alimentação, cuidados de manutenção de higiene e conforto pessoal, serviço de enfermagem e de administração da medicação, apoio psicosocial e actividades de animação sociocultural.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES (Optativos):
Serviço higiene pessoal integral (inclui banhos);
Serviços de saúde (acompanhamento médico, marcação de consulta e exames complementares de diagnóstico e acompanhamento no exterior);
Tratamento da roupa pessoal e de cama.
Cada um dos serviços complementares são contratados autonomamente.
CARATERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS
SERVIÇO DE ALIMENTAÇÃO
A confecção das refeições obedece a critérios técnicos de saúde e tem em conta, na sua administração, a realidade sócio-cultural dos utentes.
A ementa é elaborada semanalmente e previamente afixada e são cumpridas as ementas de dieta medicamente prescritas.
As refeições servidas são quatro: pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.
SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO DE HIGIENE E CONFORTO
O serviço de apoio à higiene pessoal só tem lugar perante a capacidade diminuída do utente e é ajustada gradativamente, do apoio na deslocação à casa de banho à mudança de fraldas.
O serviço é realizado no respeito absoluto pela intimidade do utente e no modo tido como adequado à situação.
SERVIÇO INTEGRAL DE HIGIENE E CONFORTO
Está incluído neste serviço banhos e cuidados das mãos e pés, a promoção de comportamentos de melhor higiene e conforto em reforço da auto estima do utente.
O custo dos produtos especiais de higiene e conforto pessoal, designadamente fraldas e produtos farmacêuticos, é suportado pelo utente, excepto se esses produtos forem previamente fornecidos.
SERVIÇOS DE ENFERMAGEM E ADMNISTRAÇÃO DA MEDICAÇÃO
Presença de enfermeira nos dias úteis que administra os cuidados de enfermagem geral, medicação e dietas e regista as respectivas situações em processo individual.
SERVIÇOS COMPLEMENTARES DE SAÚDE
Médico assistente de clínica geral, com acompanhamento semanal e em situações de urgência;
Marcação de exames e consultas de especialidade no Centro de Saúde, Hospital e demais serviços de saúde públicos ou privados;
Subsidiariamente, acompanhamento do utente ao serviço de saúde externo.
Todas as situações de doença grave súbita são encaminhadas pela via mais rápida para o hospital próximo.
O custo com medicamentos com quaisquer encargos de serviços de saúde externos e respectivas deslocações são da responsabilidade do utente.
SERVIÇO DE APOIO PSICOSOCIAL
O acompanhamento psicossocial tem uma finalidade dupla: promover o bem-estar social e afectivo do utente e a manutenção das suas competências.
O acompanhamento realiza-se pela entrevista, pela observação periódica, apoio no estabelecimento das relações afectivas e sociais com o meio envolvente, e no incremento e adaptação permanente do seu projecto individual de vida.
O acompanhamento é feito por assistente social e gerontóloga.
ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL
É assegurada uma informação plural e diversificada aos utentes, colocando-se à sua disposições fontes audiovisuais, impressas e informáticos.
São igualmente asseguradas as aprendizagens necessárias para a sua utilização ou gozo.
Semanalmente, é divulgado um plano de realizações sociais e culturais, as quais visam contribuir para o prazer e bem-estar do utente e estimular o desencadeamento de sensações e reflexões que contribuam para a sua autonomia e realização.
Ao utente são proporcionadas sessões de movimento e de estimulação cognitiva com carácter regular e periódico.
São ainda incrementados jogos de sala para entretenimento e convívio.
SERVIÇO COMPLEMENTAR DE TRATAMENTO DE ROUPAS
O tratamento de roupas consiste na lavagem, engomagem, colocação de botões e outros acessórios e ainda pequenos consertos de adaptação, quando se justifique.
A roupa é identificada no acto de entrega para tratamento.
O tratamento de roupa inclui a roupa pessoal e de cama e por regra o prazo de entrega é de 5 (cinco) dias úteis.
CPEM, 2016